OFICINAS DO COLÓQUIO

A força tarefa da infografia

O jornalista Marcus Freitas dedica-se às áreas de games e infografia e dedicará a oficina a mostrar as potencialidades do INDESIGN na construção de infográficos animados para a produção das agências

Marcus Freitas dedica-se às áreas de games e infografia e direcionará a oficina a mostrar as potencialidades do INDESIGN na construção de infográficos animados para a produção das agências

Uma das marcas do jornalismo online é uma arte ainda dominada por poucos. Produzir gráficos, trabalhar com texto, imagens, cor e animação: a infografia pode ser um desafio para a maioria dos profissionais da área da comunicação.

Mas o formando de Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo, Marcus Vinícius Freitas, se aventura nessa arte há dois anos. Ele já foi estagiário do jornal Diário da Manhã e do jornal O Nacional, ambos de Passo Fundo e do Núcleo Experimental de Jornalismo da UPF. Durante dois anos, foi colunista do caderno cultural “Blitz” do jornal Diário da Manhã, na área de games. Atualmente é editor da revista digital Gamefagia, colunista de games do caderno cultural Segundo ON, do jornal O Nacional e trabalha no Núcleo Experimental de Jornalismo da UPF com diagramação e arte gráfica.

Ele irá ministrar a oficina de infografia com o Indesign CS6 durante o 4º Colóquio de Comunicação de Agências Experimentais de Comunicação. Para Marcus, a oficina de infografia se trata de ir além do “ensinar a ferramenta In Design”. “A ideia é instigar, mostrar o caminho e levar as pessoas a criar conceitos” afirma. Além disso, mostrar que o InDesign pode ser usado para a infografia animada, e não somente para a diagramação. Uma vez que o universo da infografia costuma exigir o conhecimento de linguagens como HTML5, Flash e programação, saber que o programa, usado nas agências de comunicação, é intuitivo e fácil de usar para essa finalidade pode ampliar a produção da infografia nas por parte dos alunos. Segundo Marcus, a infografia é essencial pra o jornalismo, devido à explosão do jornalismo online e o uso de diferentes plataformas. “A infografia expande os horizontes profissionais e abre outros campos de trabalho” destaca. Marcus explica que desenvolver um infográfico, é quase uma força tarefa, pois exige vários profissionais da comunicação.

Durante a oficina serão apresentados conceitos, exemplos de infográfico e ferramentas, além de exercícios de fixação. Com duração de duas horas a oficina será realizada no Laboratório Central de Informática, prédio B5.

No portal do 4º Colóquio você pode conferir o portfolio com alguns infográficos animados produzidos pelo Marcus no Núcleo Experimental de Jornalismo da UPF. Abaixo mais algumas produções para mídia impressa ou estática, entre diagramação e infografia:

Comente

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Bookmaker bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium templates by www.bigtheme.net free download.

Online bookmaker Romenia betwin365.webs.com