Para Guilhes Damian, fazer um bom infográfico é, antes de tudo, contar uma boa história
É com essa afirmação que o medalhista de ouro no Malofiej 2012, Guilhes Damian iniciou sua conferência sobre infografia e visualização de dados no 4º Colóquio das Agências Experimentais, sediado pela UPF em 14 de janeiro. Damian já trabalhou 15 anos em redações e foi editor de infografia no portal IG até 2012. Atualmente, ele é sócio na produtora de jogos QUBYte Interactive.
“Antes de entender seu gráfico, seu leitor vai ter que aprender a ler sua forma de transmissão de informação”, explica Damian, complementando ainda que para um infográfico ter sucesso ele precisa ter um bom conteúdo, uma boa história e uma boa exibição. O foco de um infográfico precisa ser a história a ser contada, ele não se sustenta apenas no visual. “Ser breve e claro chama a atenção para um infográfico”, explicou.
Durante sua fala, Damian lembrou o caso dos mineiros que ficaram soterrados no Chile, em 2010. Por estarem no local do acidente, os periódicos chilenos tinham um acesso melhor e fizeram várias infografias, material que serviu de inspiração para os outros canais do mundo. Na época, Damian era editor de infografia no IG e explicou que o recorte foi essencial para montar o material. “Naquele momento, o que mais importava era o resgate, isso era o que precisávamos contar no info. Na edição, mais é menos”.
Sobre as referências na hora da criação, Damian comentou que antes de criar e pensar formas de gráficos, é melhor conferir os modelos que já existem e funcionam muito bem. “No que diz respeito aos padrões e referências, utilize uma sintaxe já existente, não fique inventando moda”, completou. Ele ainda explicou que a forma como são dispostas as informações pode mudar todo um infográfico, sendo muito importante co-relacionar todas as informações na hora de organizar sua estrutura.
Para quem deseja ingressar na área da infografia e precisa de uma referência, Damian indica acompanhar o trabalho do jornal The New York Times, referência de excelência mundial no assunto. Além disso, ele ressaltou que existem inúmeras ferramentas à disposição de quem quer fazer infográficos, basta testar e aprender.