OFICINAS DO COLÓQUIO

“Infografia não é arte”

Para Guilhes Damian, fazer um bom infográfico é, antes de tudo, contar uma boa história 

Foto: Fabiana Beltrami

É com essa afirmação que o medalhista de ouro no Malofiej 2012, Guilhes Damian iniciou sua conferência sobre infografia e visualização de dados no 4º Colóquio das Agências Experimentais, sediado pela UPF em 14 de janeiro. Damian já trabalhou 15 anos em redações e foi editor de infografia no portal IG até 2012. Atualmente, ele é sócio na produtora de jogos QUBYte Interactive.

“Antes de entender seu gráfico, seu leitor vai ter que aprender a ler sua forma de transmissão de informação”, explica Damian, complementando ainda que para um infográfico ter sucesso ele precisa ter um bom conteúdo, uma boa história e uma boa exibição. O foco de um infográfico precisa ser a história a ser contada, ele não se sustenta apenas no visual. “Ser breve e claro chama a atenção para um infográfico”, explicou.

Durante sua fala, Damian lembrou o caso dos mineiros que ficaram soterrados no Chile, em 2010. Por estarem no local do acidente, os periódicos chilenos tinham um acesso melhor e fizeram várias infografias, material que serviu de inspiração para os outros canais do mundo. Na época, Damian era editor de infografia no IG e explicou que o recorte foi essencial para montar o material. “Naquele momento, o que mais importava era o resgate, isso era o que precisávamos contar no info. Na edição, mais é menos”.

Sobre as referências na hora da criação, Damian comentou que antes de criar e pensar formas de gráficos, é melhor conferir os modelos que já existem e funcionam muito bem. “No que diz respeito aos padrões e referências, utilize uma sintaxe já existente, não fique inventando moda”, completou. Ele ainda explicou que a forma como são dispostas as informações pode mudar todo um infográfico, sendo muito importante co-relacionar todas as informações na hora de organizar sua estrutura.

Para quem deseja ingressar na área da infografia e precisa de uma referência, Damian indica acompanhar o trabalho do jornal The New York Times, referência de excelência mundial no assunto. Além disso, ele ressaltou que existem inúmeras ferramentas à disposição de quem quer fazer infográficos, basta testar e aprender.

*Veja aqui a cobertura via Twitter da conferência

Comente

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Bookmaker bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium templates by www.bigtheme.net free download.

Online bookmaker Romenia betwin365.webs.com