Do latim, a palavra colóquio tem em sua etimologia o sentido de conversação. E isso só se intensifica quando se trata de estudantes e professores de comunicação. O 4º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação é ambiente propício para o debate e a construção de conhecimento. Entre as mesas de conversa, está a discussão sobre os desafios das novas diretrizes curriculares para os cursos de comunicação. Aprovado pelo Ministério da Educação em 2013, o novo currículo pretende uma postura reflexiva dos futuros profissionais da comunicação. A mudança também resgata a autonomia e a identidade do curso.
Um dos objetivos do Colóquio em geral é refletir a teoria e a prática como únicas e indispensáveis para a formação do bom profissional. Esse é o desejo do outro grupo de discussão que tem como tema “A produção científica do colóquio e consolidação do e-book com a memória das Agências Experimentais”. O debate busca alternativas que promovam a pesquisa acadêmica e a produção de conteúdo. Além disso, o debate teve como proposta a criação de artigos científicos que resgatem o processo de evolução de cada agência. O contato entre as agências foi uma das alternativas propostas para fomentar o progresso tecnológico dos núcleos experimentais de comunicação.
Aliado ao primeiro e o segundo grupo de discussão, o terceiro traz a construção da identidade e posicionamento das Agências diante das demais instituições da área. Desta forma, refletiu-se sobre o dinamismo de trabalho das agências.
No final da tarde foi realizada a apresentação das conclusões dos grupos de discussão.