O final da manhã contou com oficinas que seguiram até o início da tarde.
A Oficina 1 do 3º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação ficou por conta do Prof. José Francisco, abordando o tema “Vinhetas de abertura: exercício de emoção”. Em pouco mais de uma hora, José Francisco falou sobre vinhetas em filmes e seriados e lembrou Saul Bass, que fez a abertura do longa “Psicose” (1960), o qual trouxe uma nova forma de linguagem para as introduções nas telas.
Segundo o professor, foi Saul Bass quem teve a ideia de fazer da abertura de um filme uma completa experiência dentro do contexto de da história. Ao final da atividade, os presentes fizeram um exercício em grupo tratando de temas apresentados na oficina.
Às 11h30 teve início a oficina 2, na sala 204 do Prédio Amarelo, com o tema “Trabalhando com Advergames” e ministrada pelo professor Thiago Mendes. Em quase 1 hora e meia de discussão, foi apresentada a realidade atual do mercado de Jogos Digitais, que é o 2° maior mercado da indústria criativa mundial e o Brasil ocupa a 4° posição na produção e no consumo de games entre todo os países.