OFICINAS DO COLÓQUIO

Carta de Novo Hamburgo

produzida ao fim do 3º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação

Com o intuito de continuar as atividades desenvolvidas pelo Colóquio das Agências Experimentais de Comunicação, no dia 09 de janeiro de 2013, reuniram-se na Universidade Feevale representantes de nove Agências Experimentais do estado do RS , sendo elas Ulbra, UFGRS, Faccat,  UNISC, Unisinos, UPF, PUC/RS, Univates e Feevale. Na ocasião foram realizadas palestras, oficinas e debates com o propósito de dar continuidade nas ações conjuntas que vêm sendo desenvolvidas pelo grupos das Agências Experimentais com foco na formação profissional. O encontro de 2013 teve como foco a formação profissional de seus alunos e tendo como tema a Gestão de Carreira de Comunicação.

Nos quatro grupos de discussão, que aconteceram na tarde do evento, foram debatidos a) Mostra dos Portfólios das Agências Experimentais; b) a produção cientifica do colóquio e consolidação do e-book com a memória das Agências Experimentais; c)a construção da identidade e posicionamento do Colóquio diante das demais instituições da área; e finalmente d) direcionamento para a realização do 4 Colóquio. As diretrizes acordadas entre as nove Universidades se materializam nesta carta.

Ficou estabelecido que o Colóquio das Agências Experimentais de 2014 vai ser realizado na Universidade de Passo Fundo no mês de janeiro, em apenas um dia, sob a responsabilidade da Agecom –UPF.  Acordou-se também que em cada edição do evento deve haver um tema norteador com a autonomia de decisão da Universidade que recebe o evento, desde que de acordo com os interesses do Colóquio e a formação profissional dos acadêmicos. Desta forma, mantem-se o modelo atual de gestão no qual a responsabilidade do evento é do organizador de cada edição.

Discutiu-se também sobre a Mostra dos Portfólios das Agências Experimentais de Comunicação e, por votação da maioria, definiu-se que a Mostra não se torne competitiva uma vez em que as Agências possuem peculiaridades de trabalho. Assim, mantem-se a Mostra dos Portfólios com os trabalhos desenvolvidos pelas Agências, durante o ano anterior a realização do evento, para a socialização das produções. Foi sugerido pelo professor Rafael Hoff (Unisc) o Desafio Colóquio, com a criação de grupos de alunos de diferentes Universidades, para trabalhar em um case. Cada grupo teria um problemática a ser solucionada e no final os resultados seriam apresentados à todos os participantes do Colóquio, com isto pretende-se um maior engajamento dos alunos no Colóquio.

A  Agecom da UPF responsabilizou-se em transformar o blog do Colóquio em um  portal que deve abrigar os Portfólios das Agências no próximo evento e deixa-los a disposição para consulta.

Outro tema norteador do 3o Colóquio foi a produção científica e a memória das Agências Experimentais e do Colóquio. Ficou decidido que até agosto de 2013 as Universidades participantes do Colóquio devem encaminhar para a Agecom UPF um artigo sobre a memória da sua Agência com a intenção de se formalizar em um e-book que ficará a disposição no portal. Para a próxima edição do Colóquio ficou sugerido um Grupo de Discussão para debater sobre o conselho editorial e editoração de um revista do Colóquio, assim como a criação do anuário do Colóquio. Sob esta perspectiva, tem-se como publicações um e-book com a memória das Agências para o ano de 2013 e a projeção de revista e anuário para os próximos anos o que consolidará, juntamente com o portal, a memória do Colóquio. A memória do Colóquio é importante para que se possa dar sequencia as atividades que vem sido desenvolvidas, finalizar as já consolidadas e que novas atividades possam surgir através de novas propostas.

Discutiu-se sobre o intercâmbio de estagiários entre as Agências Experimentais em um processo colaborativo durante todo o ano. O prof. Leonel da Univates ficou responsável de encaminhar o processo, ao passo que as Agências Experimentais, interessadas em  participar devem enviar, até março, o seu calendário de eventos para que os alunos possam realizar o intercâmbio em momentos de intensa atividades.

Com a intenção de aproximar as atividades do Colóquio com perfil do alunos integrantes das Agências Experimentais ficou sob responsabilidade da Prof. Caroline Colpo o resgate de um pesquisa realizada em 2012 pela Feevale e Unisinos que buscou coletar dados sobre os alunos das Agências. Esta pesquisa será repassada a Agecom – UPF para que algumas definições sobre o próximo evento possam ser tomadas com base no perfil do alunos.

Sendo estas as definições desta carta, encaminha-se as propostas e responsabilidades de cada Agência para a realização do 4o Colóquio das Agências Experimentais de Comunicação na Universidade de Passo Fundo.

Novo Hamburgo, 21 de fevereiro de 2013.

1527933_604436626295125_650169498_n

Comente

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Bookmaker bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium templates by www.bigtheme.net free download.

Online bookmaker Romenia betwin365.webs.com